Hoje vou falar do museu do futebol que fica no pacaembu e
O Museu do Futebol é um museu da história do Brasil. Uma história que tornou o futebol uma das mais reconhecidas manifestações culturais do país. O povo brasileiro se apropriou do futebol, apaixonadamente. No Museu, vamos entender como o futebol, um esporte inglês, branco e de elite aos poucos ganhou novos traços: tornou-se brasileiro, popular, mestiço e parte importante da nossa cultura.
Estamos instalados em uma área de 6.900m² no avesso das arquibancadas de um dos mais bonitos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - mais conhecido como Estádio do Pacaembu, localizado em frente à Praça Charles Miller, em São Paulo.
A iniciativa é do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo – com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Integramos a rede estadual de museus de São Paulo.
Visitar o Museu do Futebol é percorrer a história brasileira no século XX e perceber como nossos usos, costumes e comportamentos são inseparáveis da trajetória desse esporte. O futebol ajudou a formar a identidade brasileira, assim como a cultura brasileira ajudou a transformar o futebol. Os craques que o Brasil foi capaz de criar representam tanto a nossa cultura quanto os ícones das artes plásticas, da literatura, do teatro, da música.
Viemos para consagrar, definitivamente, o futebol como cultura viva, inventiva e emocionante. O futebol é nosso patrimônio e precisa ser preservado, cultivado e exaltado, em suas complexidades e virtudes.
O Museu do Futebol é dirigido pelo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro (IFB), uma organização social sem fins lucrativos em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
O IFB é responsável pela gestão do Museu do Futebol e deve zelar pelo patrimônio, funcionamento e equipe de trabalho da instituição.
Objetivos:
Mostrar toda a historia do futebol Brasileiro e internacional por meio de jogos palestras e com a interatividade do publico.
Porque o Pacaembu?
Tendo sido palco de diversas comemorações de títulos e fatos históricos, como o gol “de bicicleta” de Leônidas da Silva, o Pacaembu tornou-se ideal para sediar o Museu do Futebol.
Entre colunas e fundações, nos interstícios da arquibancada do estádio – como um sítio arqueológico em busca da alma profunda do Brasil – conta-se de forma agradável e contagiante a epopéia do país que se uniu em torno de uma bola.
Créditos: http://www.museudofutebol.org.br
Galera nao estou conseguindo colocar imagens logo mais coloco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário